SISTEMA CICULATORIO


Sistema Circulatório

O Sistema Circulatório (também chamado de cardiovascular) é constituído pelo coração e vasos sanguíneos(como veias artérias e capilares). Através dele é possível a remoção e distribuição de diversas substancia.
O Sistema circulatório é percorrido pelo sangue através das veias capilares e artérias que vão até seu ponto de inicio. O Coração.
O Aparelho circulatório exerce a função de transportar os produtos finais do metabolismo até o órgão responsável pela excreção.Ele também é responsável ele também é o responsável por fornecer hormônio aos tecidos, oxigênio e substancias nutritivas.
O Sistema circulatório começa a funcionar ainda em um feto e determinada quantidade de sangue calcula-se que faça seu trajeto em um minuto.
Vasos sanguíneos

Os vasos sanguíneos são muito importantes pois sem eles o sangue não teria como percorrer nosso corpo.Veremos três tipos principais:
Artérias:Encarregadas de levar o sangue do coração ao corpo.
Veias:Encarregadas de reconduzir o sangue ao coração.
Capilares:Encarregado de ligar artérias e veias.
O Sangue passa duas vezes no coração em cada circulo.Uma para ir ao corpo outra para ir rumo aos pulmões.

Circulação pulmonar
 
A circulação pulmonar ou pequena circulação inicia-se no tronco da artéria pulmonar (que sai do ventrículo direito), seguindo pelos ramos das artérias pulmonares, arteríolas pulmonares, capilares pulmonares (que envoltam os alvéolos, possibilitando a hematose - troca de gases). Até aqui o sangue é venoso - rico em gás carbônico. A partir daqui o sangue é arterial - rico em oxigênio. Segue: vênulas pulmonares e veias pulmonares que deságuam no átrio esquerdo do coração.
Ventrículo: refere-se a uma câmara inferior do coração.